NA MÍDIA INTERNACIONAL

BSB CrossFit na mídia internacional

A BSB CrossFit foi entrevistada pela CrossFit Inc. em matéria exclusiva, publicada no CrossFit Community Journal, disponível no site oficial da CrossFit, crossfit.com.

A BSB CrossFit é a segunda filial oficial da CrossFit no Brasil a ser entrevistada pela CrossFit Inc., sendo que a primeira foi a Rocinha CrossFit, no Rio de Janeiro, que foi entrevistada pela sua ação comunitária e social.

A CrossFit Inc. nos contactou ao saber da nossa proposta única de associar a prática do CrossFit à natureza, buscando o bem-estar geral dos nossos membros. A proposta da BSB CrossFit é única, e proporciona aos nossos membros o que há de melhor e mais especializado em CrossFit e Fitness, aliado a um ambiente totalmente inovador, diferenciado, ecológico e mágico.

Agendem hoje a sua visita à CrossFit mais diferenciada do Brasil!

Cliquem para ler a matéria no site oficial ou leiam a tradução em português abaixo.

 

VÁ BRINCAR LÁ FORA: BSB CrossFit

publicado no CrossFit Community Journal, pela CrossFit Inc. / (Texto escrito por Thomas Patton, traduzido por Diva Osorio)

Em 24.000 m2 de área em ponto elevado, com vistas espetaculares tanto do lago como da cidade de Brasília, Diva Osorio e Bernardo Camargo decidiram abrir a BSB CrossFit. A afiliada oficial alia CrossFit à natureza em ambiente ecológico situado a apenas 10 minutos do centro de Brasília.

Camargo, que era um personal trainer já há alguns anos, decidiu retornar com sua esposa, Osorio, para sua terra natal no Brasil depois de 12 anos morando na costa oeste dos Estados Unidos. A visão deles era a de uma box ecológica de forma a adaptar uma box de CrossFit no ambiente, não o contrário.

“Queríamos que as pessoas se sentissem em integração total com a natureza durante o treino, mesmo quando estivessem dentro da box”, diz Osorio.

A box foi construida usando o máximo possível de vidro e toda a madeira utilizada foi madeira de demolição restaurada. Nenhuma árvore foi derrubada ou danificada para a construção da afiliada.

Stefano Nunes já treina na BSB CrossFit há dois meses e diz, “fazer um WOD rodeado por natureza e animais é extremamente inspirador. Você pode ligar o piloto automático e olhar para o lago, ter a amigável companhia das lhamas, pavões, cachorro ou gato, e ter a sensação que tudo é mais fácil.”

A BSB CrossFit oferece intensidade e relaxamento ao mesmo tempo.

“Escalar uma corda para chegar no topo da árvore é muito melhor do que escalar uma corda para chegar no teto de um galpão,” diz Nunes. “É relaxante ao mesmo tempo que você tem a sensação intensa de chegar no seu limite.”

A jornada começou no início de 2012 quando Camargo, 37, começou a treinar seus primeiros clientes na garagem de casa. Poucos meses depois, ele se afiliou como BSB CrossFit, sendo a primeira afiliada oficial de CrossFit em Brasília. A box foi finalizada em setembro de 2012.

Atualmente, eles treinam 30 clientes no seu segundo mês de operações na box de 200m2 de área construida. Quando não chove, a box chega a medir alguns milhares de m2. Eles atualmente oferecem quatro treinos diários e procuram não ter mais do que 12 alunos por vez, mas perceberam que em breve precisarão oferecer mais treinos, agora que o boca-a-boca começou a trazer mais clientes.

Alguns clientes tem a vantagem de chegar na box andando, assim como Osorio e Camargo, que vivem a menos de 50m da mesma. O conceito da BSB CrossFit vai além de ser somente uma box em uma localização bonita. O casal percebeu que, “apesar do Brasil ser muito ligado ao fitness, a cultura brasileira de fitness ainda está atrasada em termos de nutrição,” diz Camargo.

A visão da BSB CrossFit inclui promover um profundo relato educacional e impactar a nutrição e estilos de vida de seus clientes. Próximo à box, eles tem sua  própria horta aonde plantam vegetais orgânicos como tomates, espinafre, alface, repolho e abobrinha. Eles também tentam espalhar mensagens promovendo um estilo de vida mais saudável também por meio de dicas semanalmente postadas na Internet, através do site deles.  Como resultados, muitos de seus clientes já estão se reeducando com o estilo alimentar Paleo e orgânicos, quando disponível.

“Como uma mãe de dois filhos que ainda trabalha fora, é extremamente importante para mim ter acesso a um programa que me ofereça educação completa de saúde, dicas de nutrição e melhora no nível de condicionamento físico e fitness tudo no mesmo local. O conceito da BSB CrossFit valoriza ainda mais o serviço deles,” diz a cliente da BSB CrossFit Fernanda Landim. “O conceito de priorizar o bem-estar é fantástico porque melhorou meu estilo de vida de todas as formas – melhorando meu condicionamento físico geral, diminuindo meu nível de stress, aumentando minha energia, e melhorando minha saúde como um todo, tudo ao mesmo tempo que melhorando meu corpo. Agora eu tenho mais disposição para cuidar melhor da minha família.”

Osorio diz que Brasília é sede de um dos maiores mercados de fitness no Brasil, se superando apenas por São Paulo, e ainda a frente do Rio de Janeiro.

“Ouvi dizer que temos o maior número de academias por metro quadrado no Brasil, e apesar da maioria dessas academias ainda estarem usando a ultrapassada técnica de isolamento muscular, o exercício funcional está em alta no Brasil nesse momento,” diz Camargo. “Existem centenas de estúdios de personal trainers dando exercício funcional em Brasília. Em alguns locais, pode-se encontrar até 3 deles no raio de 1.5km.”

Existe uma grande preocupação com o uso indevido da marca CrossFit por profissionais, estúdios e academias não-afiliadas. “A realidade é que muitas pessoas somente praticam CrossFit visando a aparência física. Eu explico que o foco deve ser na saúde em geral, não na estética, mas como consequência inevitável do treinamento de CrossFit, o cliente sempre acaba melhorando seu corpo, e eu consigo mudar a sua vida para melhor. No fim, todos conseguimos o que queremos.” diz Camargo.

Além disso, a mãe de Osorio pratica CrossFit aos 75 anos de idade, assim como seus sobrinhos adolescentes.

“É extremamente interessante e satisfatório ver um aluno de 23 anos treinando ao lado de uma advogada bem sucedida, mãe de família, de 37 anos e conversando como se fossem amigos há anos. Esse tipo de socialização não acontece normalmente dessa forma fora do CrossFit,” diz Camargo.

“Queremos mudar a forma como o mundo enxerga Fitness, e estamos fazendo o máximo que podemos em Brasília,” diz Osorio.

 

Confira outras matérias com a BSB CrossFit:

TV Record

RevistaPepperScreen shot 2014-03-20 at 2.35.21 PMTV Record