FAQ (PERGUNTAS FREQUENTES)

O que é exatamente o CrossFit? Descreva como funciona o método.

CrossFit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral que proporciona a mais completa adaptação físiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico do mesmo. O CrossFit é baseado em uma combinação de movimentos funcionais feitos em alta intensidade e constantemente variados, e tem como objetivo melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular, resistência muscular, força, flexibilidade, velocidade, coordenação, agilidade, precisão, explosão, e equilíbrio.

O treino de CrossFit une elementos do levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e atletismo, usando o nosso corpo como principal equipamento, dentre outros equipamentos específicos, como: argolas, barras e anilhas olímpicas, caixas, cordas de pular, cordas de escalar, bolas, halteres, kettlebells e pneus, entre outros.

O CrossFit combina todas essas técnicas visando deixar seu praticante apto a exercer com sucesso qualquer atividade física, e melhorando o seu condicionamento físico de todas as formas.

Como se iniciou o CrossFit?

O CrossFit foi idealizado por Greg Glassman. Originalmente um treinador de gin√°stica ol√≠mpica, Greg Glassman ou ‚ÄúThe Coach‚ÄĚ, como √© conhecido no meio do CrossFit, treinou com sucesso diversos atletas e celebridades durante a d√©cada de 80. Sua filosofia de treino j√° se baseava em exerc√≠cios feitos em alta intensidade.

Durante os próximos anos, Greg Glassman aprimorou os seus métodos de treinamento até a fundação oficial do CrossFit em 2000.

Quais as vantagens do CrossFit em relação a outros métodos de treinamento?

A grande vantagem do CrossFit em rela√ß√£o a outros m√©todos √© que o seu praticante se torna uma pessoa acima da m√©dia em todas a capacidades f√≠sicas. Voc√™ vai correr mais r√°pido, pular mais alto, levantar pesos mais pesados por longas dist√Ęncias e ter mais explos√£o e rapidez nos seus movimentos di√°rios. Isso √© vantajoso e essencial para qualquer ser humano, seja um atleta, adolescente ou idoso. Al√©m disso, os resultados est√©ticos s√£o incompar√°veis, resultando em corpos natualmente harmoniosos e com baixo percentual de gordura e alta defini√ß√£o muscular – quando acompanhado de nutri√ß√£o adequada.

O CrossFit √© um treinamento completo aonde o praticante vai estar trabalhando simultaneamente v√°rias de suas capacidades, seja equil√≠brio, coordena√ß√£o, for√ßa e resist√™ncia f√≠sica ou resist√™ncia muscular, cardiovascular, explos√£o e flexibilidade. Tudo √© trabalhado de forma simult√Ęnea e harmoniosa.

Os praticantes do CrossFit n√£o est√£o limitados a ser bons em uma atividade ou outra, mas sim s√£o considerados aptos para desenvolver qualquer tipo de atividade f√≠sica. Por exemplo, uma pessoa que j√° pratica o CrossFit h√° algum tempo com regularidade consegue correr 15 km, se necess√°rio, mesmo sem nunca ter feito nenhum treino espec√≠fico para corridas de longa dist√Ęncia.

Um dos fatos que comprova a eficiência do CrossFit, é que ele é o método de treinamento utilizado pela polícia, bombeiros e exército americanos, mas pode ser praticado por qualquer pessoa, independente da idade ou nível físico atual.

A pessoa que pratica CrossFit precisa fazer algum outro tipo de atividade física?

De maneira alguma. O CrossFit é uma atividade física completa que além de desenvolver todas as nossas capacidades físicas irá também contribuir para aumento do nosso condicionamento físico de forma integral e mudanças na nossa composição corporal, aumentando nossa massa muscular e diminuindo nossa percentagem de gordura. Você terá mais força, mais resistência física, mais coordenação, mais potência, mais velocidade, etc, o que facilitará suas atividades diárias e a estética corporal será uma consequência desse condicionamento físico.

O CrossFit n√£o precisa ser uma atividade complementar √† nenhuma outra, sendo a √ļnica atividade f√≠sica necess√°ria, exceto no caso da pessoa fazer outro tipo de atividade por prazer ou necessidade, no caso de ser um atleta de elite, por exemplo.

O que é um WOD?

WOD √© o ‚Äúworkout of the day‚ÄĚ ou o treino do dia.

Quanto tempo dura um treino de CrossFit?

Um treino de CrossFit dura em torno de 60 minutos. Primeiramente, os alunos fazem um aquecimento que dura em torno de 15 minutos. Depois, os alunos trabalham movimentos técnicos e fazem um treino de força. Após o aquecimento e o treino técnico/força, os alunos fazem o WOD, ou o treino do dia, que em geral não dura mais do que 20 minutos. O WOD é a parte mais intensa do treino. Depois do WOD, todos os alunos fazem um alongamento que dura em torno de 10 minutos.

Por quê os WODs nunca se repetem?

O nosso corpo se acostuma rapidamente com qualquer tipo de atividade física com movimentos repetitivos. Uma vez que o seu corpo se acostuma com uma atividade, a eficiência desta diminui drasticamente já que não terá o mesmo efeito no nosso corpo, e consequentemente os nossos resultados não serão os mesmos. Para melhorar todas as nossas capacidades físicas devemos sempre estar desafiando nosso corpo de forma diferente, através de treinos variados com intensidade variada, e em tempos diferentes.

A eficiência do CrossFit é mensurável, já que anotamos todos os WODs e respectivos tempos e resultados, e usamos essa informação para avaliar nosso resultado no futuro. Apesar de um WOD não se repetir, podemos acessar um treino de 1 ano atrás, por exemplo, e fazê-lo novamente de forma a avaliar a melhora no nosso condicionamento físico nesse período.

Quais as vantagens em se exercitar com alta intensidade?

Existem muitas vantagens em se exercitar com alta intensidade, todas comprovadas cientificamente.

Entre elas, enfatizamos melhora na resist√™ncia cardiovascular, redu√ß√£o de cortisol (horm√īnio produzido pelo c√©rebro em resposta ao stress), melhora na toler√Ęncia √† glicose, redu√ß√£o de insulina, o que consequentemente ajuda a controlar a diabetes, aumento da produ√ß√£o de GH (horm√īnio de crescimento, diretamente ligado ao envelhecimento. Ao envelhecermos a quantidade de GH que produzimos diminui), redu√ß√£o de percentual de gordura, redu√ß√£o de peso, aumento de energia, e redu√ß√£o de sintomas de depress√£o e ansiedade.

Qualquer pessoa est√° habilitada a praticar a modalidade?

Sim, qualquer pessoa está habilitatada, sejam atletas, idosos, crianças, adolescentes ou pessoas sedentárias. Se uma pessoa está apta a fazer atividade física também está apta a praticar o CrossFit.

No CrossFit utilizamos uma t√©cnica chamada “Scale” ou “Scaling”, que nada mais √© do que adaptar e balancear o treino de acordo com cada pessoa.

Um praticante de 65 anos não vai levantar o mesmo peso de um jovem de 20 anos (a não ser que o jovem seja um sedentário e o senhor de 65 anos um ex-atleta olímpico, por exemplo). O indivíduo de mais idade deve tentar melhorar suas capacidades físicas. Para o idoso, por exemplo, a capacidade de executar um agachamento sem carga passa a ser uma questão de independência. Ter força para sentar no vaso sanitário, ou se levantar da cama está diretamente ligado à capacidade de executar um agachamento.

O CrossFit utiliza muitos exercícios com o peso do próprio corpo e isso se traduz de maneira extremante positiva para o funcionamento normal de qualquer pessoa no dia-a-dia.

Que tipo de cuidados devem ser tomados para evitar les√Ķes?

O CrossFit s√≥ deve ser praticado com a supervis√£o de um profissional qualificado. Um treinador de CrossFit deve ser habilitado e certificado pela CrossFit Inc. atrav√©s de um curso de especializa√ß√£o, certifica√ß√£o e uma prova. Al√©m de participar do curso, o profissional tem que ser aprovado em um teste ao final do curso. Al√©m disso, o profissional tem que estar sempre se atualizando e reciclando seus conhecimentos, atrav√©s de estudos di√°rios. √Č extremamente importante que os praticantes de CrossFit se informem sobre o curr√≠culo do profissional com quem est√£o treinando. Tamb√©m √© essencial que a pr√°tica de CrossFit seja feita somente em academias (box) afiliadas pela CrossFit Inc., que s√£o filiais oficiais da mesma.

Um bom profissional vai garantir que seu cliente esteja bem aquecido, esteja executando a t√©cnica dos exerc√≠cios de maneira correta e tenha boa postura corporal. Al√©m disso, vai desenvolver treinos completos, bem balanceados e n√£o repetitivos. Todos s√£o fatores essenciais na preven√ß√£o de les√Ķes, al√©m da escolha dos exerc√≠cios executados, que devem ser distribu√≠dos de forma correta.

Como funciona? Quantas vezes devo treinar? 

A frequência de treino é individual e depende de cada praticante. Um praticante de CrossFit pode treinar duas vezes na semana ou seis vezes na semana. Um iniciante pode escolher começar a treinar duas ou três vezes e aos poucos aumentar a frequência de treinos. Já uma pessoa que é acostumada a fazer atividade física somente três vezes na semana pode continuar treinando CrossFit nessa frequência.